Ansiedade, vilã ou apenas um sentimento que podemos ignorar?
- Arthur Cesar Mondaini cunha
- 3 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2022
A ansiedade possui muitas nuances, sendo desde sentimentos e sensações isoladas, como a expectativa da chegada de alguém muito esperado, até deixar de fazer coisas que precisa ou que gosta, por medo do que as pessoas vão pensar a respeito; ou ainda, a dificuldade de dormir por um acúmulo de pensamentos que invadem a mente, fruto de preocupações com os acontecimentos passados, presentes e futuros, mas que na maioria das vezes não estão sob o controle de quem os vive.
É possível que a ansiedade seja um sentimento isolado e que não afete o dia a dia dos indivíduos. Contudo, permitir que os sentimentos se acumulem atrapalha o bem estar desses que o sentem e, consequentemente, prejudicam, também, o mundo a sua volta, pois noites mal dormidas, estresses recorrentes no trabalho, dificuldade de relacionamento com determinadas pessoas podem gerar instabilidades emocionais leves a graves como irritabilidade, medos, inseguranças, baixa auto estima, entre outros.

Estas instabilidades emocionais, sem que sejam percebidas, acabam desgastando relacionamentos amorosos, familiares, profissionais e muitos outros aspectos da vida cotidiana. Pegando apenas a insegurança como exemplo, podemos encontrar seu impacto na dificuldade de realizar atividades básicas, como fazer comida, ir à rua sozinho ou falar ao telefone, e em atividades mais complexas, como conseguir um emprego, trocar de emprego, iniciar um relacionamento ou ter um filho.
É comum as pessoas acreditarem que elas não estão passando por instabilidades emocionais ou, se estão, minimizarem as mesmas. Contudo, quando isto acontece, o maior prejudicado neste processo de identificação são os próprios indivíduos, pois só perceberão ou aceitarão a realidade quando o problema já estiver grande e já tiverem passado por situações desagradáveis, como separação, demissão, ou insucessos de maneira geral.
Logo, estar ansioso pode ser considerado um sentimento normal do indivíduo, no entanto, há inúmeros casos em que a ansiedade atrapalha o desenvolvimento e/ou a manutenção do que já foi conquistado pelo mesmo e, neste caso, é muito importante olhar para dentro de si, conhecer-se, para conseguir identificar o quanto a ansiedade pode estar influenciando de maneira negativa seus comportamentos e se tornando uma vilã em sua vida.
Por isso, um olhar atento, livre de preconceitos, vaidade ou orgulho é extremamente importante para conseguir identificar com antecedência o que está acontecendo e, caso necessário, buscar ajuda profissional para conseguir auxiliar na identificação e lidar com os desafios impostos pela ansiedade.
Comments